BARBARA MATIAS
Bárbara Matias é indígena da etnia Kariri do estado do Ceará. Idealizadora da Coletiva Flecha Lançada Arte, coordenadora pedagógica da Escola Carpintaria da Cena/Grupo Ninho de Teatro e da Escola Brotar Cinema com o Povo Anacé. Faz parte da Rede Katahirine - Audiovisual das Mulheres Indígenas. Doutora em Artes da Cena pela UFMG.
FLAVIA MEIRELES
Flavia Meireles é artista, professora, pesquisadora cuír lésbica futurista e sapatona convicta. Co-curadora do Festival Marco Zero desde 2017. Professora de artes/dança e do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais do CEFET-RJ. Pesquisa arte, movimentos sociais de/anti/contra colonialidade, indigeneidade, branquitude, gênero e sexualidade atravessados pelas relações étnico-raciais e pelo racismo. Pós-doutora junto ao Projeto Mecila (Universidade de Colônia, USP e CEBRAP). Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestra em Artes Visuais (UFRJ) e licenciada em Dança (Faculdade Angel Vianna). Foi pesquisadora visitante no Centre for Transforming Sexuality and Gender da University of Brighton (Reino Unido, 2022 e professora convidada na Leuphana University (Alemanha, 2023) em parceria interinstitucional com o PPRER/CEFET-RJ.
IVANA MOTTA
Ivana Motta é artista das danças, docente, pesquisadora, gestora e produtora cultural. Professora substituta do curso de Licenciatura em Dança da UFPE. Graduada em Dança pela UNICAMP; Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona (Espanha) e Itaú Cultural; Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (PPG CEN- UnB) e doutoranda, na mesma instituição, onde investiga interfaces entre danças contemporâneas, improvisação, pedagogias das danças e epistemologias africanas/afro-brasileiras em perspectiva antirracista e contra colonial.
MARCELLE LAGO
Como idealizadora, produtora, curadora do Festival Marco Zero, a bailarina e pesquisadora Marcelle Lago (e todas as demais facetas que a abraçam) tem sido a força vital do evento desde a sua criação em 2006. Sua jornada acadêmica e profissional é tão multifacetada quanto inspiradora: Marcelle é graduada em dança pela Escola Angel Vianna no Rio de Janeiro e, desde 2007, vem se dedicando como instrutora de Yoga, especializada em Hatha Yoga seguindo a linhagem do Mestre Yogui Ayengui Yoga. Como bacharel em História pela Universidade de Brasília, sua pesquisa de iniciação científica explorou o "Lugar da Oralidade no Teatro em sua Narrativa e Discurso". Pós-graduada em Arte e Filosofia (PUC-RJ), Marcelle é apaixonada pelo universo infantil. Desde 2012 ministra aulas regulares de yoga para a 1ª infância onde desenvolveu o método PicYoga, que mescla a prática com dança e brincadeiras, de forma lúdica e interativa. Tal experiência a fez buscar a formação como Pedagoga (Unyleya). Essa trajetória eclética e profundamente enraizada no conhecimento e na arte, enquanto expressão política dos afetos, é o que molda Marcelle e sua paixão pelo mundo do movimento e da dança.